INSTRUƇƕES - Estatuto - OrganizaƧƵes Religiosas

REQUISITOS:

  1. Preencher o Requerimento EletrƓnico no link: https://registro.rcpj-rj.com.br/requerimento/Servicos.aspx
  2. Apresentar a Capa do Requerimento EletrƓnico assinada;
  3. Tamanho mĆ­nimo de fonte em documentos digitados: 11pt;
  4. A Ata da Assembleia de Fundação deve conter:
    1. Aprovação do estatuto e da criação da associação;
    2. Relação dos Fundadores com identidade e CPF, assinaturas do Presidente e SecretÔrio da Assembleia de Fundação e mesma data da ata;
    3. Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas e suas assinaturas na última pÔgina;
    4. Eleição da diretoria com qualificação completa: cargo, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, CPF, identidade, endereço.
    5. Declaração do(s) administrador(es), firmada sob as penas da lei, de não estar(em) impedido(s) de exercer(em a administração da associação, em virtude de condenação criminal. O(s) mesmo(s) deve(m) assinar, a ata com o presidente e o secretÔrio da assembleia, OU fazer declaração avulsa, assinada pelo Presidente e Vice-presidente da Diretoria.(Res.02/2006 CGJ).

SE A QUALIFICAƇƃO FOR FEITA EM FOLHAS AVULSAS:

  1. Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas e suas assinaturas na última pÔgina;
  2. Mesma data da Assembleia de Fundação na última pÔgina;
  3. O Estatuto deve conter:
    1. Visto do advogado, com o nĆŗmero da OAB - somente na Ćŗltima folha;
    2. Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas;
    3. Mesma data da Assembleia de Fundação na última pÔgina;
    4. Assinaturas do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação na última pÔgina
    5. Classificar como "Associação Civil".
    6. Artigos que tratem dos seguintes assuntos:
    7. EndereƧo completo da sede;
    8. Prazo de duração da associação;
    9. Admissão, demissão, exclusão de associados;
    10. Direitos e deveres dos associados;
    11. AtribuiƧƵes de todos os diretores;
    12. Modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativo e administrativo;
    13. Prazo de mandato de todos os órgãos;
    14. Fontes de recursos;
    15. Forma de gestão administrativa e de Aprovação das respectivas contas;
    16. Forma de dissolução;
    17. Destino do patrimÓnio, em caso de dissolução (entidade de fins não econÓmicos);
    18. Incluir na competência da Assembleia Geral os assuntos abaixo, definindo o quórum exigido:
    19. Destituir administradores
    20. Alterar o estatuto