INSTRUĆĆES - Estatuto - OrganizaƧƵes Religiosas
REQUISITOS:
- Preencher o Requerimento EletrƓnico no link: https://registro.rcpj-rj.com.br/requerimento/Servicos.aspx
- Apresentar a Capa do Requerimento EletrƓnico assinada;
- Tamanho mĆnimo de fonte em documentos digitados: 11pt;
- A Ata da Assembleia de Fundação deve conter:
- Aprovação do estatuto e da criação da associação;
- Relação dos Fundadores com identidade e CPF, assinaturas do Presidente e SecretÔrio da Assembleia de Fundação e mesma data da ata;
- Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas e suas assinaturas na última pÔgina;
- Eleição da diretoria com qualificação completa: cargo, nome, estado civil, nacionalidade, profissão, CPF, identidade, endereço.
- Declaração do(s) administrador(es), firmada sob as penas da lei, de não estar(em) impedido(s) de exercer(em a administração da associação, em virtude de condenação criminal. O(s) mesmo(s) deve(m) assinar, a ata com o presidente e o secretÔrio da assembleia, OU fazer declaração avulsa, assinada pelo Presidente e Vice-presidente da Diretoria.(Res.02/2006 CGJ).
SE A QUALIFICAĆĆO FOR FEITA EM FOLHAS AVULSAS:
- Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas e suas assinaturas na última pÔgina;
- Mesma data da Assembleia de Fundação na última pÔgina;
- O Estatuto deve conter:
- Visto do advogado, com o nĆŗmero da OAB - somente na Ćŗltima folha;
- Rubrica do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação em todas as pÔginas;
- Mesma data da Assembleia de Fundação na última pÔgina;
- Assinaturas do presidente e do SecretÔrio da Assembleia de Fundação na última pÔgina
- Classificar como "Associação Civil".
- Artigos que tratem dos seguintes assuntos:
- EndereƧo completo da sede;
- Prazo de duração da associação;
- Admissão, demissão, exclusão de associados;
- Direitos e deveres dos associados;
- AtribuiƧƵes de todos os diretores;
- Modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativo e administrativo;
- Prazo de mandato de todos os órgãos;
- Fontes de recursos;
- Forma de gestão administrativa e de Aprovação das respectivas contas;
- Forma de dissolução;
- Destino do patrimÓnio, em caso de dissolução (entidade de fins não econÓmicos);
- Incluir na competência da Assembleia Geral os assuntos abaixo, definindo o quórum exigido:
- Destituir administradores
- Alterar o estatuto